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Assessoria às Entidades Estudantis

 Objetivo: Orientar e acompanhar as atividades administrativas e de planejamento anual das entidades de representação estudantil da UFPR.

SAIBA QUEM SÃO AS ENTIDADES DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DA UFPR

Entidades de representação estudantil reconhecidas na UFPR :

– DCE – Diretório Central de Estudantes – É a entidade que representa o conjunto dos universitários de uma determinada universidade. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas àquela instituição, seus problemas, desafios gerais ou específicos. Promove também atividades culturais e representa o conjunto daqueles estudantes nas UEEs e na UNE. Os DCEs realizam eleições anuais ou bienais, além de assembleias, conselhos de DAs e CAs, entre outras formas de organização para ouvir os alunos e agir (Texto extraído do site www.une.org.br).

– Centros ou Diretórios Acadêmicos dos Cursos – Atuando na chamada base do movimento estudantil, o DA ou CA existe em cada curso da universidade, atendendo aos problemas gerais e desafios no seu interior. Assim como o DCE, realizam atividades de mobilização, luta por melhorias no ensino e na estrutura acadêmica, atividades culturais e ações ligadas ao movimento nacional dos estudantes. Representam os cursos das universidades nas UEEs e na UNE. Realizam eleições anuais ou bianuais, assim como conselhos de representantes de turmas e outras ações de mobilização e organização dos estudantes (Texto extraído do site www.une.org.br).

Além destes, a CAEE/PRAE assessora, orienta e acompanha as atividades das Atléticas, das Casas de Estudantes e do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ). Demais Empresas Juniores podem verificar a resolução 68/16-CEPE sobre criação e organização das EJs na UFPR.

Verba Anual:

De acordo com a Resolução 10/00 – COPLAD, anualmente há uma destinação de verba às Entidades de Representação Estudantil, para financiamento das atividades estudantis.

A verba anual destina-se a apoiar atividades de formação acadêmica, especialmente apoio a eventos estudantis (veículo para participação dos estudantes em eventos acadêmicos/científicos ou de movimento estudantil; custeio de passagem e hospedagem para palestrantes, materiais gráficos, veículos para visitas técnicas e mini-cursos, materiais de consumo). Ver maiores informações em Programa de Apoio a Eventos Estudantis.

Para utilizar a verba anual a entidade estudantil deve ter o seu cadastro atualizado junto à CAEE (Coordenação de Apoio às entidades Estudantis). 

Atualização de cadastro:

Para atualizar o cadastro da entidade de representação estudantil, deve-se encaminhar estes 3 documentos:

    • Formulário de Cadastro da Entidade Estudantil (Link: https://forms.office.com/r/MZyBXTREBz – necessário logar com email @ufpr para preencher)
    • Ofício da Entidade de Representação (com ciência do Coordenador do Curso – CARIMBO e Assinatura) com informações da data da eleição, data de início e término da gestão, composição da Diretoria, contatos (telefone e e-mail);
    • Cópia da Ata de Posse (sugestão de modelo da Ata de Posse abaixo);
    • Estes documentos devem ser encaminhados também à Coordenação do Curso, à Direção do Setor e DCE.

O que fazer para criar um Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico?

РOrganizar uma Comisṣo de estudantes do Curso a fim de discutir e propor uma proposta de Estatuto ou Regimento para o futuro C.A.

– Quando a proposta de Estatuto estiver pronta e for consenso entre o maior número de estudantes possível, deve-se convocar uma Assembleia Geral com pauta única: a fundação do Centro Acadêmico.

– Nesta Assembleia é preciso que um estudante seja designado Presidente para conduzir a reunião e outro estudante para exercer a função de Secretário da reunião, que lavrará a Ata e a lista de presença. Entre as deliberações é preciso: definir a nomenclatura do futuro C.A.; votar o Estatuto a ser adotado; eleger uma comissão eleitoral para que conduza o processo de eleição da primeira gestão do C.A. e, se possível, a data da eleição. Todas estas deliberações devem constar em Ata.

РO passo seguinte ̩ a organiza̤̣o da elei̤̣o, pela Comisṣo Eleitoral. Elaborar Ata de Elei̤̣o.

– Uma vez realizada a eleição, é preciso convocar uma nova Assembleia para dar posse à gestão. Elaborar Ata de Posse.

РA gesṭo deve se apresentar para a Coordena̤̣o do Curso, Dire̤̣o do Setor, DCE e PRAE, informando sua composi̤̣o, contatos e dura̤̣o do mandato.

Contatos:

– CAEE – Coordenação de Apoio às Entidades Estudantis (41) 3888-7778

  • E-mail: caeeprae@ufpr.br 

– DCE – Diretório Central dos Estudantes

  • E-mail: ufpr.dce@gmail.com