Escuta e acolhida
O atendimento pedagógico atende a comunidade discente da UFPR e pode ocorrer de três formas:
- demanda espontânea;
- encaminhamento de professores e coordenadores;
- convocação de alunos bolsistas Probem que estão abaixo de 75% do rendimento acadêmico.
Embora o atendimento dos pedagogos e das pedagogas esteja ligado tecnicamente à questão pedagógica e a vida acadêmica do estudante, é comum observarmos situações familiares e relações pessoais do trato acadêmico interferir nos resultados educacionais: estudantes que deixam a casa e a cidade dos pais e se sentem sozinhos e ao mesmo tempo desafiados na dinâmica do contexto universitário; estudantes acostumados com a metodologia de estudo do ensino médio, no qual obtinham ótimo desempenho e não conseguem entender o porquê da dificuldade em acompanhar o ritmo do ensino superior em uma universidade federal.
Além das questões pessoais, o próprio ambiente educacional apresenta obstáculos relacionados à interação docente X discente, discente X discente, discente X coordenação, assim como, conflitos inerentes à práxis do ensino superior que acabam por influenciar o desempenho educacional.
Por isso, a escuta tem se mostrado uma importante ferramenta de acolhida. Nesse sentido, um espaço de diálogo em busca da construção de ações e reflexões que auxiliem na organização pedagógica e na autonomia universitária tem se mostrado muito eficaz.
Acompanhamento acadêmico dos bolsistas Probem
O Programa de BenefÃcios Econômicos para Manutenção, oferecido aos estudantes de graduação e ensino profissionalizante da Universidade Federal do Paraná é realizado semestralmente pela equipe pedagógica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis com a finalidade de verificar o cumprimento dos requisitos dispostos pela Resolução n. 31/09 COPLAD, que regulamenta o Programa.
Conforme o Art. 7º dessa mesma resolução, para manter-se no programa, o estudante deverá matricular-se e cursar, obrigatoriamente, as disciplinas correspondentes a etapa curricular ou estar acompanhado por equipe de acompanhamento acadêmico do curso e a de Apoio Psicossocial da PRAE. O estudante que não obtiver aprovação em no mÃnimo 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas na etapa curricular, que tiver reprovação na mesma disciplina em duas etapas curriculares  ou/e que efetuar cancelamento de disciplinas por duas etapas curriculares consecutivas, será desligado do programa.
O acompanhamento acadêmico dos bolsistas é feito em etapas distintas, nas quais segue:
- Verificação individualizada do rendimento acadêmico semestral dos bolsistas verificando:
- se está matriculado em todas as disciplinas ofertadas em sua etapa curricular;
- se houve aprovação em no mÃnimo 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas na etapa curricular;
- se houve reprovação na mesma disciplina em duas etapas curriculares consecutivas;
- se houve cancelamento de disciplinas por duas etapas curriculares consecutivas;
- se houve 75% (setenta e cinco por cento) frequência do estudante.
- Chamada convocatória dos estudantes que não atenderam ao disposto anteriormente citado.
- Atendimento individualizado desses, por meio de realização de entrevistas a fim de identificar os fatores que estão se constituindo como barreiras para o bom desempenho acadêmico.
- Mapeamento dos principais problemas, dificuldades e necessidades cotidianas enfrentadas pelos estudantes, enquanto sujeitos inerentes ao processo educacional.
- Orientação ao estudante.
Orientação ao estudante
Nesta etapa pretende-se elaborar junto com o estudante ações e estratégias pedagógicas que o auxiliem no enfrentamento de obstáculos acadêmicos e na progressiva melhora da sua aprendizagem ou relacionamento acadêmico. Muitas vezes a dificuldade apresentada não é um problema individual, mas um problema no todo de um processo de ensino e aprendizagem, por isso nosso foco é não culpabilizar o estudante — sem com isso menosprezar sua responsabilidade como universitário e  seu compromisso com o programa — e sim, construir ferramentas de superação e possibilidade de reflexão individual e coletiva do processo educacional no qual está inserido.
Cada estudante aprende de forma diferente e está inserido em cursos que apresentam diferentes peculiaridades, desse modo, técnicas de estudo e orientações especÃficas adequadas as suas necessidades auxiliam a desenvolver uma metodologia de estudo mais eficaz para a sua realidade.
Também é verificada a necessidade e possibilidade de realização de encaminhamentos para os serviços oferecidos de apoio psicológico, social e de saúde ou ainda para os núcleos da UFPR que desenvolvem ações direcionadas como Núcleo Universitário de Educação IndÃgena (Nuei), Núcleo de Apoio à s Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) entre outros.
Após análise do histórico escolar é realizada a orientação com relação à matriz curricular sugerindo matrÃcula em disciplinas de acordo com o histórico apresentado, bem como cancelamento, trancamento, aproveitamento de disciplinas visando otimizar o desempenho acadêmico.
Nessa análise (histórico e entrevista) observa-se, algumas vezes, que o estudante está insatisfeito e/ou seu perfil não combina com a do curso escolhido, nesses casos, incentivamos reflexões para que ele busque uma área de maior identificação.
A fim de evitar a ultrapassagem do prazo máximo para integralização curricular em parceria com a coordenação do curso, o estudante é orientado a fazer a elaboração de um plano de estudo, organizando as disciplinas que faltam ser cursadas em um perÃodo possÃvel de ser percorrido.
Outras atribuições:
- Contribuir com as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) através de assessoria técnico- pedagógica;
- Planejar em parceria com os demais profissionais o desenvolvimento de ações da assistência estudantil trazendo para discussão as necessidades pedagógicas do estudante;
- Participação em comissões que discutem a vida acadêmica a fim de apresentar reflexões e informações vivenciadas no contexto pedagógico de acolhida e que envolvem o processo de aprendizagem desses estudantes a fim de identificar os fatores que estão se constituindo como barreiras para sua aprendizagem;
- Dialogar com a coordenação dos cursos sobre singularidades apresentadas por alguns estudantes que estão em acompanhamento pedagógico para construir ações de intervenção, interação e orientação.
Contatos:
Curitiba, Pontal do Paraná, Mirassol e Matinhos: pedagogicoprae@gmail.com (41) 3888- 7774
Jandaia do Sul: pedagogicopraejandaia@gmail.com
Palotina: uapspalotina@ufpr.br
Toledo: praetoledo@gmail.com
Litoral (SEPOL): pedagogicosepol@ufpr.br