1ª Chamada Complementar do Edital PROBEM 01/2020 – Calouros

Publicado em 07-08-2020

Estamos divulgamos o resultado da 1ª Chamada Complementar do Edital 01/2020 PROBEM.

Devido ao atual cenário de pandemia, com intuito de evitar deslocamentos, a PRAE ajustou algumas práticas necessárias para viabilizar os pagamentos dos auxílios aos estudantes contemplados.

Foi contemplado/a com os auxílios do PROBEM na 1ª Chamada Complementar do Edital 01/2020? Então LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

1- Para você receber os auxílios, é NECESSÁRIO TER CONTA CORRENTE: para receber os auxílios do PROBEM, é necessário possuir uma conta corrente ativa, cujo titular seja o próprio estudante. Não serão aceitas contas do tipo poupança, conta salário e conta fácil. A conta corrente poderá ser de qualquer banco, inclusive bancos digitais, desde que seja conta corrente e o/a próprio/a estudante seja o/a titular.

2 – Você deverá cadastrar os seus dados bancários no Sistema Gestão Bolsa da PRAE (mesmo sistema utilizado para fazer a inscrição). Se você ainda não cadastrou os seus dados bancários para recebimento dos auxílios (ou então deseja editá-los), você deve PRIMEIRAMENTE fazer esta etapa no sistema, acessando a parte de “Edição de dados de contato e dados bancários” (Tutorial).

3 – Somente após preencher os dados bancários, ainda na tela inicial do Sistema Gestão Bolsa, você deve acessar OS TERMOS DE COMPROMISSO dos auxílios aos quais você foi contemplado/a. Os termos de compromisso poderão ser assinados e enviados por e-mail (endereços de e-mail no final desta notícia). Cada auxílio terá seu próprio termo de compromisso e este deverá ser anexado em formato PDF.

Prazo para enviar os termos de compromisso: os termos de compromisso deverão ser enviados (com os dados bancários preenchidos) entre os dias 07/08/2020 a 13/08/2020. Após esse período, a PRAE não receberá mais os termos e os/as estudantes que não entregaram no prazo poderão ficar sem receber os auxílios.

Auxílio refeição: apenas para este auxílio não aparecerá no termo de compromisso a conta corrente do estudante. Os demais auxílios, o termo de compromisso só será recebido se constar os dados bancários no mesmo.

Foi contemplado/a com o Auxílio moradia? Para quem foi contemplado/a com o auxílio moradia, além do termo de compromisso, será preciso anexar o contrato de aluguel (assinado) e o último recibo de pagamento do aluguel. Para os/as estudantes que não tenham o contrato de aluguel em seu nome, devem também apresentar a declaração para comprovação de residência em nome de terceiros. Modelo no site da PRAE: http://www.prae.ufpr.br/prae/wp-content/uploads/2019/04/DECLARACAO-DE-RESIDENCIA-2019.pdf

A PRAE aceita contratos cujas assinaturas sejam digitais, nesse caso não é necessário o reconhecimento em cartório. Os demais contratos de aluguel necessitam ter as assinaturas do locador e do locatário reconhecidas em cartório. Caso não seja possível, devido à pandemia, poderão ser enviados com assinaturas simples. Contudo, o reconhecimento das assinaturas será cobrado na futura reunião do PROBEM, junto com a entrega física do termo de compromisso.

Para o auxílio creche: deve-se enviar, além do termo de compromisso, o contrato ou declaração de matrícula do/a filho/a e o recibo do último pagamento, anexar em arquivo único, em formato PDF.

ATENÇÃO: Caso o estudante não tenha como imprimir o termo de compromisso para assiná-lo, deverá enviar pelo seu e-mail oficial da UFPR o arquivo em pdf dos Termos de Compromisso extraídos do Sistema Gestão Bolsa (mesmo sem assinar mas preenchidos com os dados bancários) e escrever no corpo do e-mail a seguinte mensagem: “Declaro que estou de acordo com todos os itens desse ou desses termos de compromisso em anexo.”

O envio dos termos de compromisso deverá ser OCORRER POR E-MAIL, conforme instrução abaixo:

Enviar e-mail para apoioprae@ufpr.br

Com o título: Entrega de Termo de Compromisso – NOME COMPLETO DO ESTUDANTE.

Após o envio dos termos de compromisso, aguarde a confirmação de recebimento por e-mail dentre alguns dias.

Salientamos que no retorno das atividades, será OBRIGATÓRIO o comparecimento à reunião de instrução e procedimento de entrega física dos termos de compromisso pelo(a) estudante contemplado(a). A entrega dos termos por e-mail não excluirá a necessidade de comparecimento à reunião e da entrega física dos termos. Informamos ainda que a continuação do recebimento dos auxílios ficará condicionada à participação da reunião de instrução, cujas datas serão divulgadas posteriormente neste site e redes sociais da PRAE.

Acesse o Resultado da 1ª Chamada Complementar do Edital PROBEM 01/2020 – Clique aqui

Dúvidas devem ser enviadas para: apoioprae@ufpr.br

Cabe ressaltar que as sedes administrativas da PRAE estão fechadas como medida de combate à propagação do Coronavírus, desta forma o contato telefônico ou presencial fica inviabilizado. Contudo, a PRAE mantém todos os seus atendimentos via e-mail, no link abaixo você encontra os contatos das equipes com uma descrição das atribuições de cada uma delas: http://www.prae.ufpr.br/prae/contatos/