Semana de Recepção aos Calouros

Publicado em 20-02-2017

Bem-vindo Calouro e Caloura UFPR !!!

Você acaba de ingressar em uma universidade pública, gratuita e reconhecida como uma das melhores do Brasil. É com grande satisfação que recebemos você na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Esperamos que durante a permanência na Universidade você aproveite ao máximo as oportunidades que se abrem a partir de seu ingresso. E elas são muitas: atividades de aprendizagem, pesquisa e extensão universitária, além das atividades culturais, artísticas e esportivas farão parte do seu cotidiano.

Semana de Recepção aos Calouros

Para receber as calouras e calouros da UFPR cada Setor Acadêmico organiza a Semana de Recepção aos Calouros com atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva, recreativa e ações sociais (solidárias) compatíveis com o ambiente universitário.

Selecione o Setor para verificar a programação

Igualdade, solidariedade, promoção e respeito aos direitos humanos são valores que guiam as ações na Semana de Recepção de Calouros. Qualquer tipo de manifestação que envolva agressão física, moral, danos e preconceito de gênero, raça-cor, capacidade, orientação sexual e identidade de gênero ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora da UFPR são atitudes inaceitáveis e devem ser denunciadas! E não só durante a Semana de Recepção, mas em toda a sua vida na Universidade. A UFPR disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

As Comissões Setoriais de Recepção aos Calouros

A Comissão Anti Opressões do DCE

O acolhimento de vítimas e denúncias na PRAE

A Ouvidoria da UFPR

Visando a permanência na instituição de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) desenvolve e acompanha o Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção dos Estudantes (PROBEM). Para concorrer aos auxílios tanto calouros quanto veteranos poderão se inscrever participando do Edital:

> Estarão abertas de 01/02 à 03/03/2017 as inscrições online para o 1° Edital do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da Universidade Federal do Paraná – PROBEM exclusivo para calouros dos 1° e 2° semestres dos Campi Curitiba, Jandaia do Sul, Palotina e Toledo.

A entrega de documentação será de 20/02 à 10/03/2017 conforme o edital.

Os alunos dos Campi Litoral e CEM poderão se inscrever no Edital 01/2017 – Calouros Litoral e CEM e os alunos Veteranos poderão se inscrever no Edital 02/2017, previsto para iniciar em 13/03/2017.

Para auxiliar no enfrentamento das dificuldades vivenciadas individual ou coletivamente durante a permanência na Universidade a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) oferece programas de Apoio Psicossocial e Apoio Pedagógico aos estudantes.