Início


Acolhimento Psicológico

O serviço de Psicologia da PRAE dispõe de diversas ações de atenção e apoio aos estudantes de graduação da UFPR.

Essas ações podem se dar de forma direta ou indireta e têm como objetivo proporcionar maior qualidade de permanência aos estudantes da UFPR, os auxiliando no enfrentamento de dificuldades vivenciadas individual ou coletivamente.

O serviço de Psicologia da PRAE oferece as seguintes ações:

  1. Acolhimento 

O acolhimento estrutura-se como o momento de escuta qualificada do(s)/a(s) estudante(s), conforme as diretrizes do Serviço. Todos os/as profissionais do serviço realizam acolhimento por demanda espontânea e/ou através de encaminhamentos das coordenações de curso, Programas de Orientação Acadêmica e/ou qualquer outro encaminhamento da comunidade universitária.
No acolhimento, o/a profissional verifica junto ao/à estudante a razão da busca do Serviço, as principais demandas e necessidades. Por sua vez, são traçados os objetivos do acompanhamento junto ao/à estudante e as possibilidades de intervenção. Isto pode ocorrer em um único encontro ou com uma sequencia breve de acolhimentos. O/A profissional responsável pelo acolhimento é considerado referência ao/à estudante e realiza a  sistematização de práticas do acompanhamento. A partir do acolhimento, o/a profissional é responsável por elaborar o Plano de Acompanhamento Singular (PAS), que configura a sistematização de uma intervenção junto ao/à estudante.
O Serviço de psicologia estrutura a modalidade de acolhimento baseado na classificação de risco, conforme identificação de situações vinculadas ao possível sofrimento psíquico. O princípio da equidade da assistência norteia esta prática, de modo que situações mais complexas, vinculadas prioritariamente à realidade de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, são priorizadas para atendimento pelo Serviço de Psicologia da UAPS.

      Horários e local de funcionamento do Acolhimento:

  • Local:
    • Centro – Rua Ubaldino do Amaral, 321, 1° andar
  • *Dias e horários:
  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
08h às 12h Maria Angélica Graziele   Aline Jardel 
13h às 16h Jardel Maria Angélica Jardel    
16h às 17h         João
17h30 Às 18h30   João   João  

*Dias e Horários sujeitos à alterações

2. Grupos e Oficinas

Os grupos e oficinas são formados e ofertados pelo serviço de Psicologia da PRAE a partir de questões  que são recorrentes nas falas dos estudantes atendidos no Plantão de Apoio. Sendo percebida essa recorrência busca-se construir um grupo. Assim, são convidados a participar os estudantes que foram atendidos no PA e também é feita a divulgação do grupo para que outros estudantes que se identifiquem com a proposta também possam participar.

3.Assessoria a docentes e técnicos

Voltado à relação do estudante com os profissionais da UFPR. São realizadas reuniões de assessoria com docentes e técnicos da UFPR com a finalidade de auxiliá-los na compreensão dos impasses vivenciados pelos estudantes, assim como de que forma esses impasses envolvem os profissionais e a universidade. Assim, em conjunto, busca-se construir ferramentas e estratégias que possam ser adotadas/implementadas para auxiliar não apenas o estudante, mas também os servidores da universidade (docentes e técnicos), objetivando o bem-estar a todos os envolvidos.

As reuniões da assessoria podem ser solicitadas e agendadas por telefone ou e-mail e podem ser realizadas na PRAE ou em outros espaços da UFPR (como secretarias, departamentos ou coordenações de cursos).

 

Contato: 

e-mail: psicoprae@ufpr.br

Telefone: (41) 3888-7777