Início


Atendimento Psicológico

O serviço de Psicologia da PRAE dispõe de diversas ações de atenção e apoio aos estudantes de graduação da UFPR.

Essas ações podem se dar de forma direta ou indireta e têm como objetivo proporcionar maior qualidade de permanência aos estudantes da UFPR, os auxiliando no enfrentamento de dificuldades vivenciadas individual ou coletivamente.

O serviço de Psicologia da PRAE oferece as seguintes ações:

 

  1. Plantão de Apoio Psicológico (PA)

Serviço de atendimento e orientação que está disponível para amparar os estudantes no momento em que eles necessitem. Trata-se de um atendimento pontual, sem a necessidade de agendamento anterior ou fixação de rotinas posteriores. Todo tipo de demanda é acolhida e, com o estudante, são discutidas estratégias de superação e enfrentamento das situações vivenciadas, assim discutidas possibilidades e necessidades de encaminhamentos a outras ações ofertadas.

O estudante pode comparecer ao PA sempre que desejar ou necessitar, sem a necessidade de agendamentos prévios. Basta verificar os horários disponíveis e comparecer no horário que preferir. O estudante que não puder comparecer em um dos horários disponíveis, deve entrar em contato por telefone ou e-mail para um agendamento.

Os grupos são formados e ofertados pelo serviço de Psicologia da PRAE a partir de questões  que são recorrentes nas falas dos estudantes atendidos no Plantão de Apoio. Sendo percebida essa recorrência busca-se construir um grupo. Assim, são convidados a participar os estudantes que foram atendidos no PA e também é feita a divulgação do grupo para que outros estudantes que se identifiquem com a proposta também possam participar.

O foco nos grupo passa a ser, portanto, o enfrentamento coletivo, feito por meio da partilha de experiências e da possibilidade de transformação de situações de sofrimento a partir da construção de soluções.

Atenção: NOVOS horários e locais de funcionamento do plantão:

  • Centro Politécnico –Casa 3
  • Centro – Rua Ubaldino do Amaral, 321 – Telefone: (41) 3888-7774
Dia Local Horário Psicólogo
Segunda Ubaldino 13:00h – 17:00h Jardel Machado
Quarta (a partir de 20/09) Ubaldino 14:00h – 18:00h João Satiro
Quinta Ubaldino 9:00h – 12:00h Graziele Zonta
Casa 3 – Politécnico 9:00h – 14:00h Jardel Machado
Sexta Ubaldino 13:00h – 17:00h Diana Theodoro
  1. Acompanhamento psicológico individual

Após o atendimento no PA, o estudante poderá ser encaminhado para acompanhamento psicológico individual. Esse acompanhamento consiste em encontros semanais e tem por objetivo oferecer apoio psicológico aos estudantes vinculados ao PROBEM que apresentam perda de qualidade na vida acadêmica em decorrência de sofrimento ou conflito psicológico.

 

  1. Oficinas

O objetivo das oficinas é utilizar de recursos mediadores para discutir e criar  possibilidades de atuação dos estudantes frente as dificuldades vivenciadas, promovendo a autonomia, o envolvimento do estudante com a universidade e, consequentemente, a prevenção da evasão.

De modo semelhante aos grupos, oficinas são criadas com base nas principais demandas que surgem nas demais ações do serviço de Psicologia da PRAE. Surgem, portanto, como parte de uma estratégia de pesquisa-intervenção, como espaços alternativos para que os estudantes possam, mediados pela psicologia, criar coletivamente seus modos de enfrentamento de suas dificuldades. Sempre que uma oficina é elaborada, ela é amplamente divulgada pelos campi da UFPR, sites e redes sociais para que os estudantes possam se inscrever. Os estudantes também podem fazer sugestões de temas de interesse para oficinas, ou de demandas de atuação para o serviço de psicologia, por meio do PA.

 

  1. Assessoria a docentes e técnicos

Voltado à relação do estudante com os profissionais da UFPR. São realizadas reuniões de assessoria com docentes e técnicos da UFPR com a finalidade de auxiliá-los na compreensão dos impasses vivenciados pelos estudantes, assim como de que forma esses impasses envolvem os profissionais e a universidade. Assim, em conjunto, busca-se construir ferramentas e estratégias que possam ser adotadas/implementadas para auxiliar não apenas o estudante, mas também os servidores da universidade (docentes e técnicos), objetivando o bem-estar a todos os envolvidos.

As reuniões da assessoria podem ser solicitadas e agendadas por telefone ou e-mail e podem ser realizadas na PRAE ou em outros espaços da UFPR (como secretarias, departamentos ou coordenações de cursos).

 

Contato: 

e-mail: psicoprae@ufpr.br

Telefone: (41)3888-7774