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Perguntas Frequentes

Perdi a inscrição do edital por uma razão muito séria. O que devo fazer? Enviar e-mail para o serviço social relatando o motivo.

Já recebo auxílio PROBEM, preciso me inscrever de novo no ano que vem? Sim. O período de recebimento do auxílio é de 12 meses. Sendo necessário todos anos fazer uma nova inscrição e apresentar todas as documentações exigidas e atualizadas.

Não sei em qual edital me inscrever. Posso me inscrever em qualquer um? Não. O Edital 1 é apenas para calouros e o Edital 2 para estudantes veteranos.

Nunca fiz o e-mail @ufpr, como devo proceder? Entre no site www.intranet.ufpr.br, Clique na opção “Solicitar e-mail”, e siga as instruções que forem dadas.

Perdi a senha do e-mail @ufpr, como devo proceder? Entre no site www.intranet.ufpr.br, Clique na opção “Recuperar Senha”, e siga as instruções que forem dadas.

Perdi a senha do e-mail @ufpr, e não tenho mais acesso ao e-mail secundário ou de recuperação, como devo proceder? Entre em contato com o apoio ao usuário da Agtic (Agência de Tecnologia) da UFPR.
csa.agtic@ufpr.br ou pelo fone 41 3361-3333.

Já recebo auxílio PROBEM e passei no PROVAR. Devo me inscrever no Edital 1? Não. Estudantes que já recebem o auxílio e mudaram de curso, devem se inscrever no Edital 2 (veteranos).

Já recebo auxílio PROBEM e fiz novo vestibular. Devo me inscrever no Edital 1? Para quem fez novo vestibular há uma ressalva. Caso o/a estudante já comece suas aulas no primeiro semestre do ano, ele continuará recebendo e se inscreverá no Edital 2 (veteranos). Caso o/a estudante só comece no segundo semestre do ano, ele deverá avisar a PRAE, para que suspendamos o auxílio, pois é ilegal receber os auxílios sem estar em aula.

Como posso alterar minha conta bancária no Gestão de Bolsas? A solicitação de alteração de conta bancária deverá ser enviada para o e-mail secretariaprae@ufpr.br com o nome completo do/a estudante, CPF, nome do banco, agência e conta corrente.

Minha intranet, meu e-mail @ufpr, ou o Sistema Gestão de Bolsas está/estão com problemas (Não abrem, não carregam…), o que devo fazer? Entre em contato com o apoio ao usuário da Agtic (Agência de Tecnologia) da UFPR, csa.agtic@ufpr.br ou pelo fone 41 3361-3333.

Como posso obter uma declaração de que recebo auxílios do PROBEM? O estudante pode solicitar a declaração presencialmente ou pelo e-mail secretariaprae@ufpr.br,  a declaração é fornecida na hora. 

Recebo auxílio PROBEM e consegui um estágio, o que devo fazer? Você deverá informar ao Serviço Social da PRAE, enviando seu termo de estágio para o e-mail servicosocialprae@gmail.com.

Alguém da minha família conseguiu um emprego, preciso informar? Sim. Qualquer alteração de renda, para mais ou para menos, deverá ser informada ao Serviço Social da PRAE, pelo e-mail servicosocialprae@gmail.com. Então, situações de desemprego também devem ser informadas.

Já recebo auxílio moradia e me mudei, como faço para informar? Você deve comparecer à PRAE (sede), ou nas demais unidades, com o novo contrato de aluguel (original e uma cópia) com as assinaturas, do locador e locatário, reconhecidas em cartório.

O contrato de aluguel não está no meu nome, o que faço? No site da PRAE tem um modelo de declaração de que o/a estudante reside com terceiros, então além do contrato de aluguel, você deverá entregar essa declaração preenchida e assinada pelo locatário do contrato.

Meu contrato de aluguel tem assinatura digital, preciso reconhecer assinaturas em cartório? Não. Para contratos de aluguel que são assinados digitalmente, não precisa de reconhecimento de assinaturas.

Meu contrato de aluguel venceu, preciso fazer outro? Mesmo morando no mesmo lugar? Sim. Deve ser feito outro contrato com o novo prazo e novo reconhecimento de assinatura, ou deve ser feito um termo aditivo, estendendo esse prazo.

Fui suspenso e não recebi o auxílio moradia porque coloquei o recibo fora do prazo. Ainda poderei receber esse auxílio? Não. A PRAE não pode efetuar pagamentos retroativos para estudantes que inseriram o recibo fora do prazo.

Recebi o auxílio normalmente, contudo já não tenho mais direito a ele (me formei, tranquei o curso…) e portanto preciso devolvê-lo. O que fazer? Envie um e-mail para secretariaprae@ufpr.br com seu nome completo, GRR, auxílio recebido (moradia, refeição, creche, permanência) e qual mês está sendo devolvido, assim nossa equipe poderá emitir uma GRU (documento de pagamento).